Buscar
  • Gabriel Martyn

COMO ATRAIR CLIENTES? Aprenda agora!

Atualizado: Out 20



Comece parando de correr atrás dos clientes igual se corre atrás de pombos.


Infelizmente demorei muito tempo para aprender o que as pessoas falavam sobre atrair clientes e parar de correr atrás deles como se corre atrás de pombos.


O bom desse exemplo dos pombos e que acho que todos já foram mesmo quando criança em algum parque ou zoológico e jogou pipoca para os pombos e se viu rodeado de aves querendo a sua pipoca.


Pois é, no meio de vendas e empresarial fazer isso às vezes não é tão vantajoso e tem um resultado igual aquele que esperamos.

Muitas lojas e empresas fazem promoções com preços e pacotes a preços quase de custo para atrair clientes para a sua loja, com a ilusão que isso é sustentável, quando a longo prazo isso não é, e pior isso desvaloriza a credibilidade da sua marca e da sua empresa.


Atrair clientes pelo preço e igual atrair pombos com pão, ele só vai vim até você se não tiver nada melhor para ele na praça e a praça nesse caso é a internet.

Usando mal essa ferramenta de forma errada você vai até atrair clientes, mas serão um tipo de cliente que não é fiel e que não está na sua loja loja por causa do seu produto incrível e sim pelo preço baixo do mercado e isso destrói a credibilidade de qualquer empresa.

Se o seu produto for bom e conquistar o cliente ele vai até fazer propaganda do seu produto, por ser bom é barato, mas se aumentar o preço ou voltar com o valor normal vão questionar a qualidade e vão te comparar com as outras opções do mercado e mesmo que o seu ainda seja mais barato a qualidade vai ser questionada e vão preferir fechar com um mais confiável, com o preço mais alto por achar que o seu não vale a pena.



Muitas empresas em início de carreira ou por causa de uma dificuldade ou instabilidade financeira fazem esse tipo de anúncio com a ilusão que vão solucionar o problema é que vão vender mais e conquistar os clientes, porém a grande maioria erra e fracassa.

Para atrair clientes primeiro você precisa saber quem são seus clientes e como eles usam o seu produto. Quando você idealizou o seu produto/serviço você pensou nisso ou deveria ter pensado. Essa é a sua conexão com os seus clientes e de vital importância. O máximo de informação sobre o seus clientes ou quem você deseja atingir é de vital importância.

Ex.:

  • Seu cliente e Empresa ou Pessoa física ?

  • Onde está o seu cliente? É Regional, Nacional ou Mundial?

  • São homens ou mulheres?

  • Quais são as idades?

  • Qual classe social do cliente?

  • Usa internet? Smartphone ou PC?

  • Usa redes sociais? Quais?

  • Costuma ler? Ler o que?

  • Que tipo de filme gosta? Ação, Drama, Comédia e etc…


Isso é apenas uma pequena amostra do que precisamos saber, e isso pode ser muito maior e variado de acordo com o produto ou o serviço, tudo vai variar do seu produto/serviço, quem a partir dele vamos mapear quem são as pessoas que usam e usar todos os recursos da internet para mapear esse público o máximo possível, assim conseguimos falar diretamente com o cliente mesmo sem ele perceber.


Já se deparou com uma propaganda que parece que foi feita para você, que narrava o que você desejava? Então é isso!

Igual o que acontece quando ouvimos uma música e nos identificamos com ela.



Diferencial de produto/serviço, quando iniciou deve ter pensado em um diferencial para a sua empresa ou produto e isso é o que vai te destacar no meio da multidão. Praticamente temos todos os tipos de produtos e serviços a nossa disposição hoje, mas apenas os diferentes se destacam e os que tem um diferencial mais atrativo ou que solucione mais dores dos clientes ganham mais espaço no mercado.

Ex.: Padaria

  • Várias formas de pagamento, além do debito e credito.

  • Fazer entrega

  • Atendimento personalizado

  • Planos de pagamento mensal

  • Vários produtos além do pão francês

  • Sistema de drive-thru

  • 24 horas aberto

  • Produtos pré prontos

  • Seção nichada, Ex. Sem lactose, Vegano, Vegetarianos, Sem carboidratos

  • Dieta Personalizada

Tudo o que você pode oferecer para os seus clientes que a sua concorrência não ofereça e que os seus clientes gostem é um diferencial valioso, sempre vendo a viabilidade, nunca faça o que a longo prazo possa atrapalhar a sua empresa ou qualidade do seu produto.

O diferencial vai ser o divisor de águas, o seu cliente ou potencial cliente que não estiver olhando para o preço vai colocar na balança os diferenciais e se quantos mais tiver, mais vai se destacar em frente aos concorrentes.


Anúncios a sua comunicação com clientes e futuros clientes, é uns dos pilares que sustentam a prospecção de novos clientes e mantém os clientes a par de tudo de novo e não deixa com que seus clientes esqueçam de você.

Agora vai ficar mais claro por que o 1° passo é tão importante, que é saber quem é o

cliente. Por que sabendo quem são e como comportam fica mais fácil saber como falar com cada um, se é por mídia impressa, mídia online, se é fazendo um vídeo, uma foto ou imagem, se vai ser visto no smartphone ou PC nas redes sociais ou em buscadores, e-mail.

Conhecendo o nosso público conseguimos falar quase que com cada um de forma individual em forma de um anúncio que pode ser de forma paga ou orgânica.

Ex.: Estúdio Fotográfico Gestacional

Sabemos que:

  • São pessoas físicas (Gestantes)

  • Residentes em Belo Horizonte (Regional - Atendimento presencial)

  • Mulheres

  • De 18 a 39 Anos

  • De classe Média e Média Alta

  • Usam Internet pelo PC e Smartphone diariamente

  • Usam Facebook, Instagram, Youtube diariamente

  • Acessa mais após as 17:00 horas

  • Gasta em média 3 horas por dia no Instagram com fotos e videos

  • Gasta em média 2 horas por dia no Facebook em grupos

  • Participa de Grupos de emagrecimento e receitas fitness

  • Lê muitos posts sobre alimentação saudável na gestação

  • Busca roupas e acessórios para decoração do bebê

Conseguiu ver quantas informações temos do nosso cliente, e isso foi apenas uma pequena amostra, conseguimos detalhar mais o nosso público.

Todas essas você consegue no Facebook ADS e Google ADS mas isso é assunto para outro post.

Sabendo isso vamos montar nossa comunicação com essa cliente e imaginar como ela vai interagir com a postagem.



Atenção

  • Devo fazer um post com minha logo e o preço promocional?

Não, fazendo assim vai atrair apenas pombos que vem pelo preço é não é isso que queremos.

  • Devo fazer um anúncio para o Brasil todo?

Não, Nosso cliente alvo está apenas em Belo Horizonte (onde conseguimos atender ele) Quanto mais detalhado deixar essa parte mais vai conseguir otimizar os seus anúncios para os potenciais clientes que vão comprar os seus produtos/serviços.

  • Devo fazer um anúncio para rodar o dia todo?

Não é aconselhável, como vimos que nossa cliente entra mais após as 17:00 horas podemos configurar os horários para que o anúncio apareça para ela e assim a taxa de conversão em vendas e maximizada. A não ser que faça anúncios por impressão onde os anúncios vão aparecer para a cliente várias vezes durante o dia.

  • Devo fazer um anúncio apenas no Facebook ou apenas no Instagram?

Não, Como vimos ela acessa mais o Instagram porém ela também acessa muito o Facebook, o que podemos fazer e criar variações do mesmo anúncio no Gerenciador de anúncios do Facebook para que apareça para ela nas duas plataformas e maximizar nossas chances de conversão.

  • Devo fazer anúncios falando apenas do meu produto e serviço?

Não necessariamente, como vimos nossa cliente consome sobre mais assuntos como alimentação saudável, dietas fitness e roupas e acessórios para bebê. Nesse caso poderíamos criar postagens ou anúncios para esse público com gestantes, ex. gestantes fazendo exercícios físicos, gestantes comendo alimentos saudáveis, quartos de bebês e temas de bebê.

O objetivo de se conhecer o cliente e saber fazer ele olhar para você, porque se o produto for bom, o preço agradar, o atendimento for excelente e não conseguir fazer os clientes te notar o anúncio vai falhar, as taxas de conversão serão altas o custo por clique vão ser altos e os resultados não vão agradar.


Conheça o seu produto/serviços bem, mais mostrar todas as vantagens e benefícios e soluções das dores que ele vai solucionar.


Conheça o seu público melhor que ele mesmo e mostre para ele soluções que os deixe com desejo pelo seu produto/serviço.


Conheça mais do seu público usando o seu produto/serviço para saber mais formas de se comunicar com o seu cliente.


Entendeu?

Nós descobrimos quem são nossos clientes e quais são os diferenciais do nosso produto/serviço que atrai o nosso cliente e como conhecemos bem nosso cliente e conhecemos melhor ainda o nosso produto, montamos comunicações variadas do nosso produto com o cliente.

Assim criamos uma conexão do cliente com o nosso produto de forma mais ampla e espontânea e sempre que o cliente ver um anúncio do nosso produto/serviço não vai achar que estamos vendendo nada a ele apenas compartilhando conhecimento e interagindo com ele, e assim ele começa a se aproximar, vendo cada vez mais o nosso produto/serviço, criando uma laço de confiança, engajamento, com a divulgação de conteúdo e vantagens do produto/serviço com hábitos da vida do cliente criasse desejo do cliente pelo produto/serviço e assim atraímos ele para o call to action onde ele vai de fato consumir o seu produto/serviço.


Nesse momento ele não vai questionar o seu preço, a sua qualidade e irá se tornar um cliente fiel e clientes que vendem por você, que compartilham seu conteúdo e fazem a sua marca crescer de forma orgânica.


Espero que tenha gostado!

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que vamos te responder.







14 visualizações
Solicitar Orçamento
arrow&v
  • Instagram
  • Facebook ícone social

©2015-2020 por Martyn Studio's Productions

CNPJ 23.629.691/0001-92

Praça Coronel Inácio Elias Bufaiçal N° 3 Parque Amazonas, Goiânia-GO CEP 74.840-560.