Buscar
  • Gabriel Martyn

Funil de Vendas

Atualizado: Out 20


A máquina de vendas digital, uma das maiores ferramentas do marketing digital que temos à nossa disposição hoje é muito valiosa.

Fazendo um funil de vendas completo, e aprimorando ele sempre é se torna uma máquina de vendas e gerador de vendas orgânico para a sua empresa.

A função do funil de vendas e fazer o público te conhecer, interagir com você, se interessar pelo seu produto/serviço e levar o cliente até a venda.


O funil de vendas tem 4 etapas, a cada etapa a aproximação com o público vai ficando mais próximo até a última etapa e se torna um cliente.


1° Atração de clientes

Nesta parte é de grande importância por ser a porta de entrada dos seus possíveis clientes até você, nessa etapa eles vão te conhecer e criar interesse em você e no seu conteúdo.

Nessa etapa você vai usar todos os recursos de mídia para atrair seus cliente e fazer eles te conhecer, ou pelo menos tomar conhecimento do seu produto/serviço, usando as redes sociais que são a grande boca do nosso funil de vendas, criando post frequentemente e com imagens ou vídeos atraentes o público vai começar a interagir com você e as próprias plataformas que usam SEO vão começar a mostrar mais o seu conteúdo para esse público. Nesse ponto partimos para a segunda etapa.




2° Geração de Conteúdo

O seu conteúdo é tão importante quanto o seu produto/serviço, através dele que o seu público vai começar ou não a interagir com você e se interessar por você e pelos seus produtos/serviços.

Neste conteúdo você englobar tudo o que há em torno do seu produto/serviço, assim vai começar a esquentar o seu público a ter mais interesse pelo produto/serviço e continuar acompanhando os seus posts e começa a interagir com você, curtindo as suas postagens, comentando, compartilhando.


O Conteúdo é o que vai fazer o seu público se interessar por você e fazer você crescer, literalmente é o fermento do bolo, com conteúdos bem elaborados e que atraem o seu público, as pessoas que consomem o seu produto/serviço vai sempre atrair mais pessoas para o seu funil e mais pessoas quer dizer mais possibilidades de pessoas se tornarem seus clientes futuramente.

Nesse ponto também você começa a gerar leads, geração de leads é um termo de marketing usado para descrever o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa. As Leads ao contrário dos prospects, são contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço.

Começando a ter uma interação com os leads você pode oferecer conteúdo variados e segmentados para cada tipo de público que te procura e pedir um e-mail ou whatsapp em troca de algum material mais intenso como um e-book, assim futuramente você terá um banco de dados de possíveis clientes que estão interessados em seu produto/serviço. Isso ajuda muito a vendas com e-mail marketing e para saber em quais segmentos o seu público está mais interessado naquele momento.

Lembra o que falei em COMO VENDER TODOS OS DIAS ONLINE conhecer seu público é muito importante para saber como ele se comporta com o seu produto/serviço e como você pode interagir com ele para vender mais.

Nessa etapa o seu público está frio está buscando conhecimento no seu produto/serviço, e é função do seu conteúdo e ir esquentando ela para a sua próxima etapa.

3° Criação de Dor

Criando dor ou necessidade no seu público ele vai desejar o seu produto/serviço para solucionar a dor que foi instigada nele, assim você vai ser ou vai apresentar a solução para essa dor.

Nesta fase é importante você destacar como o seu produto vai solucionar os problemas do seu público e também mostrar problemas que o seu público não via como problema antes de conhecer o seu produto/serviço.

Ninguém sabia que precisava de uma geladeira antes de serem inventada e hoje ninguém mais fica sem uma geladeira, todos viviam muito bem antes de saber da sua existência e a partir do momento que tomaram conhecimento dos seus benefícios e vantagens que ela solucionava todos começaram a desejar aquele produto e até hoje desejam porque a cada ano novas tecnologias vão surgindo e ela vai se atualizando e incluindo mais funcionalidades para curar mais sobre que o cliente nem sabia que tinha.


Ex.:


Refrigerador


Antes de 1856 todos vivam suas vidas de boa, até uma empresa australiana de cerveja contratar James Herrison para criar um sistema de refrigeração para seus produtos. Após aperfeiçoar o aparelho, especialistas norte-americanos criaram em 1866 um sistema de refrigeração de frutas e legumes.

A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913, com o nome “Domelre” - Domestic Electric Refrigerator, nos Estados Unidos.

Em 1927, o eletrodoméstico começou a se tornar popular graças ao lançamento da "Monitor-Top", da empresa General Electric.

Desde daquela época esse eletrodoméstico só vem se aperfeiçoando e sendo cada vez mais essencial na vidas das pessoas.



E foi assim também com vários produtos e serviços, criasse uma dor e a solução no mesmo momento, assim o público que acabou de saber que tinha um terrível problema já acha uma solução, e felizmente e infelizmente não dá para desaprender ou esquecer as coisas, depois que uma pessoa descobre que tem um problema ela vai ficar instigada a solucionar aquele problema e naquele momento ela vai procurar mais informações sobre como solucionar aquele problema e aquela dor, e lá vai estar mais uma vez o seu produto/serviço na cabeça do seu público.

No mesmo ponto onde ele descobriu o problema ele achou a solução no seu site, e logo vai estar mais interessado e mais propenso a adquirir o seu produto e serviço.


4° Chamada para Ação

Essa é a hora que você deve uma chama para ação para o seu público, uma oferta nesse momento é a hora em que o seu público vai estar mais propenso a efetuar uma compra, ele já conhece o seu produto, sua empresa, seus serviços, viu vários conteúdos sobre o seu produto/serviço, descobriu uma dor que não sabia que tinha e já achou a solução e se ele tiver condições naquele momento ele vai efetuar a ação que você importar a ele, seja ele se inscreve no seu canal no youtube, acessar um link da bio, comprar o seu produto/serviço.

Se ele não tiver condições para comprar naquele momento ele volta para a etapa 2 onde ele vai acompanhar mais sobre o seu conteúdo esperando ter uma oportunidade e condições para fazer a ação que solucione o problema e a dor dele.

Nesta etapa também é a hora de você criar oportunidades variadas para o seu público solucionar essa dor ou deixar ele mais quente para fazer a ação que você impôs a ele. Se ele já é um lead você pode fazer uma campanha de e-mail marketing para mostrar mais conteúdo e fazer uma chamada para a ação e analisar os resultado e o grau de engajamento e a temperatura de cada público e fazer mais conteúdo com base nesse resultado.


Se quiser mais conteúdo sobre o funil de vendas e como aperfeiçoar o seu funil de vendas deixa aqui nos comentários que vou fazer para você.

Resumão


1 - Vamos compartilhar o nosso conteúdo em várias plataformas e de diversas formas, usando vários métodos para chamar a atenção para um potencial público do nosso produto ou serviço, usando texto, fotos, vídeos com conteúdo atrativo para fazer as pessoas interagirem e ter interesse no seu produto e serviço. 2 - Depois que te conhecem você vai direcioná las para o seu site ou plataforma de preferência onde ela vai interagir com o seu conteúdo, conhecer mais sobre você e seu produto/serviço. 3 - Agora que ela te conhece ela descobre através do seu conteúdo que ela tem um problema que causa dor e que você também é a solução para o problema dela, nessa fase só chega as pessoas que se identificaram com os seu conteúdo e estão quentes e mais propensas a solucionar o problema. 4 - Agora que já se apresentou, criou uma interação, uma dor e uma solução faça uma chamada para ação e ofereça algo a seu público, seja um produto/serviço.


OBS.: Se o seu público não reagir a sua chamada para ação ele não estava quente o suficiente para a ação e vai retornar para a etapa 2 e nessa etapa você pode criar um e-book com conteúdo mais intenso sobre o problema e solução e oferecer em troca de um e-mail ou whatsapp e fazer desse público um lead onde vai ser mais fácil você analisar as ações dele e saber melhor como fazer uma chamada de ação direcionada para ele.

Conhecer o público e tudo!


Se gostou deixa o LIKE!


Se ficou com dúvidas deixe aqui nos comentários que vou responder para você!



15 visualizações
Solicitar Orçamento
arrow&v
  • Instagram
  • Facebook ícone social

©2015-2020 por Martyn Studio's Productions

CNPJ 23.629.691/0001-92

Praça Coronel Inácio Elias Bufaiçal N° 3 Parque Amazonas, Goiânia-GO CEP 74.840-560.